14/02/2019 em Aeroporto de Vitória - Eurico de Aguiar Salles

Pesquisa com passageiros aponta Vitória como um dos melhores aeroportos do Brasil

Demonstrando um crescimento ao longo das avaliações de 2018, desde que foi inaugurado novo terminal de passageiros, o Aeroporto de Vitória foi considerado o melhor na categoria até 5 milhões de passageiros na pesquisa de satisfação do passageiro do quarto trimestre de 2018, realizada pela Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura. O terminal capixaba teve nota 4,58, desempenho superior à meta de 4 pontos do Governo Federal e à média da categoria, de 4,34 pontos. No acumulado do ano, o aeroporto com melhor desempenho na categoria foi Manaus (AM).

O terminal foi avaliado em 32 indicadores. Destes, 25 (78,12%) estão acima da meta de 4 pontos do Governo Federal. Ainda dentro desses números, Vitória tem a melhor nota entre todos os participantes para disponibilidade de vagas no estacionamento de veículos, oferta de assentos na sala de embarque e qualidade da sinalização do aeroporto. já entre os quesitos que ficaram acima de média da categoria estão facilidade de embarque e desembarque no meio-fio, tempo de fila na inspeção de segurança, cordialidade e prestatividade dos funcionários da inspeção de segurança, disponibilidade e limpeza de sanitários, limpeza geral, sensação de segurança nas áreas públicas do aeroporto, confortos térmico e acústico, qualidade da informação nos painéis das esteiras de restituição de bagagem, além de outras boas avaliações em tempo de check-in, velocidade de restituição de bagagem, entre outros. A pesquisa completa está disponível no site do Ministério da Infraestrutura.

“O Aeroporto de Vitória é novo e desde a sua abertura a Infraero tem se empenhado para garantir a melhor experiência para o passageiro. Como a nota de satisfação geral é de 4,53 e a escala varia de 4, que é bom, para 5, muito bom, podemos dizer que nosso aeroporto está a caminho do muito bom”, avalia o superintendente de Vitória, Kleyton Peixoto Mendes.

Desempenho
De acordo com a presidente da Infraero, Martha Seillier, os resultados superam a meta estabelecida para os aeroportos, que era nota 4,0, e por isso devem ser celebrados. No entanto, Martha ressalta que os pontos mais sensíveis da avaliação serão trabalhados para melhorar, ainda mais, o desempenho dos aeroportos da Rede.

“O fato de todos os aeroportos da Rede Infraero na pesquisa da SAC terem recebido avaliações gerais entre “bom” e “muito bom” demonstra o nível de excelência dos serviços prestados ao passageiro. Isso é resultado do trabalho de uma equipe altamente capacitada e comprometida com a qualidade das atividades que desenvolve e, sobretudo, preocupada em garantir segurança operacional”, afirma Martha.

Ainda segundo a presidente, Martha Seillier, o prêmio tem desafiado o setor aéreo. “Desde que foi criado, todos os aeroportos do País têm corrido atrás para atingir melhores indicadores, para receber melhor seus passageiros, seus usuários, as companhias aéreas. A inclusão de novas categorias a partir do ano que vem são, também, um estímulo para seguirmos trabalhando em buscas de resultados ainda mais expressivos”.

Movimento
Em 2018, o Aeroporto de Vitória movimentou 3,08 milhões de viajantes e 42,3 mil aeronaves. O terminal de passageiros pode receber 8,4 milhões de embarques e desembarque por ano e conta com voos comerciais regulares de quatro companhias aéreas, que interligam os capixabas a diversos destinos brasileiros, como São Paulo, campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte (Confins), Salvador, Fortaleza e Recife.


Assessoria de Imprensa – Infraero
imprensa@infraero.gov.br
www.twitter.com/infraero
www.facebook.com/infraeroaeroportos
www.instagram.com/infraeroaeroportos
www.linkedin.com/company/infraero