Demonstrando um crescimento ao longo das avaliações de 2018, desde que foi inaugurado novo terminal de passageiros, o Aeroporto de Vitória foi considerado o melhor na categoria até 5 milhões de passageiros na pesquisa de satisfação do passageiro do quarto trimestre de 2018, realizada pela Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura. O terminal capixaba teve nota 4,58, desempenho superior à meta de 4 pontos do Governo Federal e à média da categoria, de 4,34 pontos. No acumulado do ano, o aeroporto com melhor desempenho na categoria foi Manaus (AM).
O terminal foi avaliado em 32 indicadores. Destes, 25 (78,12%) estão acima da meta de 4 pontos do Governo Federal. Ainda dentro desses números, Vitória tem a melhor nota entre todos os participantes para disponibilidade de vagas no estacionamento de veículos, oferta de assentos na sala de embarque e qualidade da sinalização do aeroporto. já entre os quesitos que ficaram acima de média da categoria estão facilidade de embarque e desembarque no meio-fio, tempo de fila na inspeção de segurança, cordialidade e prestatividade dos funcionários da inspeção de segurança, disponibilidade e limpeza de sanitários, limpeza geral, sensação de segurança nas áreas públicas do aeroporto, confortos térmico e acústico, qualidade da informação nos painéis das esteiras de restituição de bagagem, além de outras boas avaliações em tempo de check-in, velocidade de restituição de bagagem, entre outros. A pesquisa completa está disponível no site do Ministério da Infraestrutura.
“O Aeroporto de Vitória é novo e desde a sua abertura a Infraero tem se empenhado para garantir a melhor experiência para o passageiro. Como a nota de satisfação geral é de 4,53 e a escala varia de 4, que é bom, para 5, muito bom, podemos dizer que nosso aeroporto está a caminho do muito bom”, avalia o superintendente de Vitória, Kleyton Peixoto Mendes.
Desempenho
De acordo com a presidente da Infraero, Martha Seillier, os resultados superam a meta estabelecida para os aeroportos, que era nota 4,0, e por isso devem ser celebrados. No entanto, Martha ressalta que os pontos mais sensíveis da avaliação serão trabalhados para melhorar, ainda mais, o desempenho dos aeroportos da Rede.
“O fato de todos os aeroportos da Rede Infraero na pesquisa da SAC terem recebido avaliações gerais entre “bom” e “muito bom” demonstra o nível de excelência dos serviços prestados ao passageiro. Isso é resultado do trabalho de uma equipe altamente capacitada e comprometida com a qualidade das atividades que desenvolve e, sobretudo, preocupada em garantir segurança operacional”, afirma Martha.
Ainda segundo a presidente, Martha Seillier, o prêmio tem desafiado o setor aéreo. “Desde que foi criado, todos os aeroportos do País têm corrido atrás para atingir melhores indicadores, para receber melhor seus passageiros, seus usuários, as companhias aéreas. A inclusão de novas categorias a partir do ano que vem são, também, um estímulo para seguirmos trabalhando em buscas de resultados ainda mais expressivos”.
Movimento
Em 2018, o Aeroporto de Vitória movimentou 3,08 milhões de viajantes e 42,3 mil aeronaves. O terminal de passageiros pode receber 8,4 milhões de embarques e desembarque por ano e conta com voos comerciais regulares de quatro companhias aéreas, que interligam os capixabas a diversos destinos brasileiros, como São Paulo, campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte (Confins), Salvador, Fortaleza e Recife.
Assessoria de Imprensa – Infraero
imprensa@infraero.gov.br
www.twitter.com/infraero
www.facebook.com/infraeroaeroportos
www.instagram.com/infraeroaeroportos
www.linkedin.com/company/infraero
14/02/2019 em Aeroporto de Vitória - Eurico de Aguiar Salles