19/01/2018 em Toda a Rede

Ponte aérea Rio-SP é a 5ª mais movimentada do mundo

A ponte aérea mais tradicional e charmosa do Brasil, que liga Rio de Janeiro e São Paulo, através dos aeroportos Santos Dumont e Congonhas, ambos administrados pela Infraero, é a quinta mais movimentada do mundo em voos domésticos. É o que aponta o Official Airline Guide 2018 (OAG) da consultoria britânica de monitoramento de viagens aéreas, em ranking divulgado nesta semana. O levantamento foi realizado ao longo de todo o ano de 2017, com base em 57 milhões de registros de voos das principais companhias aéreas e aeroportos do mundo.



A pesquisa mostra também que a ponte aérea Rio-SãoPaulo é a quarta mais pontual do planeta para a categoria, com 80,09% dos voos chegando e saindo dentro do horário previsto nos respectivos aeroportos.

O OAG tem acesso a estatísticas de 900 companhias aéreas, em mais de 400 aeroportos, e rastreia diariamente 110 mil voos. A pontualidade dos aeroportos é classificada pelo índice OTP, do inglês On-Time Performance, que é definido pelas partidas e chegadas que ocorrem estritamente em menos de 15 minutos após o horário previsto.

Além disso, o Official Airline Guide 2018 apontou quatro aeroportos administrados pela Infraero na lista do mais pontuais do planeta.



Na categoria de aeroportos pequenos, com movimentação de até 5 milhões de passageiros por ano, o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba (PR), aparece em 14º lugar, com 84,65% de pontualidade, seguido pelo Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre (PE), em 17º lugar, com chegadas e saídas em horário previsto em 83,61% dos casos. Esse ranking foi liderado pelo Aeroporto de Tenerife Norte, na Espanha, que registrou 90% de pontualidade.

Na próxima categoria, de aeroportos médios, com movimentação de 5 a 10 milhões de passageiros anuais, o Aeroporto Santos Dumont (RJ), figura no sexto lugar, sendo que 84,33% dos voos realizados em 2017 no terminal carioca foram pontuais. Essa lista foi encabeçada pelo Aeroporto de Birmingham, na Inglaterra, com 89,52% dos voos pontuais.

Já na categoria de aeroportos de grande porte, com movimentação de 10 a 20 milhões de passageiros por ano, o Aeroporto de Congonhas (SP), aparece em 8º lugar, com 82,32% dos voos pontuais. A liderança na pontualidade nos terminais de grande movimentação ficou por conta do Aeroporto Internacional de Osaka, no Japão, com 88,45% dos voos partindo e chegando dentro do horário previsto.


Assessoria de Imprensa – Infraero
imprensa@infraero.gov.br
www.twitter.com/InfraeroBrasil
www.facebook.com.br/InfraeroBrasil
www.instagram.com/InfraeroBrasil