26/04/2017 em Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre

Primeiro Encontro de Literatura Pernambucana atrai visitantes no Aeroporto do Recife

      Para celebrar o Dia Mundial do Livro, o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre (PE) recebeu, na segunda-feira (24/4), o 1º Encontro de Literatura Pernambucana. A iniciativa foi idealizada e promovida pela Infraero, com o apoio de Fátima Quintas, membro da Academia Pernambucana de Letras, e do professor Marcos Carneiro.

      A ação contou com apresentações artísticas, exposições, lançamentos de obras literárias, palestra e mesa redonda. Em paralelo, no embarque e desembarque, passageiros foram contemplados com a distribuição gratuita de livros doados por participantes do encontro junto com marcadores com a arte da ação. Cerca de 500 participantes circularam pelo evento.

      As boas vindas foram dadas pelo superintendente do Aeroporto do Recife, Carlos Antônio da Silva. “Esta ação é um convite a uma viagem com destino aos imaginários e ao conhecimento que a leitura promove. Além de estimular o ato de ler e valorizar os escritores locais, estamos proporcionando um momento de entretenimento para os nossos passageiros e usuários. E, mais do que isso, estamos colaborando para o ensino de estudantes que são o futuro do nosso país”, destacou.

Atriz caracterizada para uma das apresentações no Encontro da Literatura Pernambucana apresenta um dos banners do evento.

      A ação reuniu alunos de faculdade e escolas de Pernambuco, principalmente do entorno do terminal recifense. O evento literário contou também com a participação das Academias de Letras de Jaboatão dos Guararapes, do Paulista, de Escada e de Pernambuco. Além deles, as editoras Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), Libertas e Novo Horizonte exibiram livros de autores pernambucanos.

      Apresentações culturais fizeram parte da programação, incluindo recitais de poesias e poemas, passistas de frevo e apresentações com os personagens folclóricos “Mateus e Catirina”, de inspiração no bumba-meu-boi. Por sua vez, o grupo Down+, formado por jovens com síndrome de Down, realizou uma intervenção teatral que envolveu o universo de textos de escritores locais, como Manuel Bandeira, Ascenso Ferreira e Mauro Mota. O ator Adriano Cabral e o músico João Natureza também participaram do número. “Parabéns a todos os envolvidos. Foi uma honra participar desse evento. Como artista e participante ativo em projetos socioculturais de inclusão, aplaudo a iniciativa. Muito pioneiro realizar um encontro como este num aeroporto”, afirmou Cabral.


   Assessoria de Imprensa - Infraero
   imprensa@infraero.gov.br
   www.twitter.com/InfraeroBrasil
   www.facebook.com/InfraeroBrasil
   www.instagram.com/InfraeroBrasil

Siga-nos
Fale Conosco

Estrada Parque Aeroporto, Setor de Concessionárias e Locadoras, lote 5
Brasília-DF - CEP: 71608-050