Devido medidas de segurança no combate a COVID-19, recomendamos chegar ao aeroporto
com antecedência mínima de 1h30 para voos domésticos e 3h para voos internacionais.
29/01/2021

Projetos da Infraero ajudam município gaúcho a obter recursos para o Aeroporto de São Borja

A Infraero foi a empresa responsável por elaborar os estudos preliminares e projeto básico que envolvem a recuperação e sinalização horizontal da pista de pouso e decolagem do Aeroporto de São Borja, na fronteira gaúcha entre o Brasil e a Argentina. Os documentos serviram de referência para o Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac) investir no município os investimentos da ordem de R$ 4,9 milhões.

De acordo com os projetos da Infraero, a recuperação da pista prevê quatro etapas de serviços: reparos profundos localizados, reforço do trecho central, recapeamento completo da pista de pouso e pista de taxiamento de aeronaves e nova sinalização. “Trata-se de uma proposta similar a outros projetos desenvolvidos pela Infraero e já aprovados pela Secretaria Nacional de Aviação Civil”, explica o superintendente de Engenharia da Infraero, Giuliano Capucho.



Ao todo, 15 técnicos da empresa trabalharam nas atividades relacionadas ao Aeroporto de São Borja. Eles fizeram visitas técnicas e levantamentos topográficos para analisar as condições de infraestrutura do aeroporto, conforme as diretrizes do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil 154, que estabelece as regras a serem adotadas no projeto de aeródromos, o que inclui requisitos para receber a operação de voos comerciais regulares. “A Infraero analisou as características e dimensões das áreas pavimentadas, de segurança nas laterais (faixa de pista e preparada) e após as cabeceiras da pista (área de escape), drenagem, obstáculos, sinalizações, dentre outras”, afirma Capucho.

Serviços da Infraero atendem a todo o segmento aeroportuário
Os estudos e projetos da Infraero para o Aeroporto de São Borja fazem parte de um portfólio que a empresa oferece ao setor de aviação civil brasileiro. Para isso, a empresa conta com equipes que atuam em todo segmento aeroportuário, como regulamentação, operação, segurança, manutenção, engenharia, meio ambiente, finanças e logística.

É com esse corpo técnico, aliado a quase 50 anos no desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária no País, que a empresa oferece soluções customizadas, planejadas e executadas de acordo com as necessidades dos clientes. Além dos projetos de engenharia, a Infraero oferece serviços de desenvolvimento de sistemas, projeção de demanda do transporte aéreo e serviços na área de TI para aeroportos, além de atividades de manutenção de pista e pátios, como os serviços de macro textura, medição de atrito e remoção de borracha.

Aos operadores de aeroportos, a Infraero também oferece treinamentos para capacitar as equipes dos terminais com formação e aperfeiçoamento de bombeiros de aeródromos, gestão aeroportuária, fiscalização de pátio, entre outros. Para conhecer em detalhes todos os produtos e serviços oferecidos, acesse o site da Infraero.

Foto: Secretaria Nacional de Aviação Civil/Ministério da Infraestrutura.


Assessoria de Imprensa – Infraero 
imprensa@infraero.gov.br
Twitter: @infraero 
Facebook: Infraero Aeroportos 
Instagram: @infraeroaeroportos 
Linkedin: Infraero Brasil

FALE CONOSCO