As operações aéreas nos aeroportos da rede Infraero estão acontecendo normalmente, sem interrupção na prestação de serviço aeroportuário.
Orientamos aos passageiros que somente se dirijam aos aeroportos as pessoas que forem viajar.
30/08/2016 em Aeroporto do Rio de Janeiro - Santos Dumont

Santos Dumont oferece novas opções de acessibilidade

      Dentro do planejamento da Infraero para os Jogos Paraolímpicos Rio 2016, e visando a proporcionar ao Passageiro com Necessidade de Atendimento Especial (PNAE) cada vez mais conforto, o Aeroporto do Rio de Janeiro/Santos Dumont, que já é um terminal acessível, passou a disponibilizar, no mês de agosto, novas facilidades.

      Desde a segunda-feira (29/8), o Santos Dumont conta com um novo sistema móvel de rampa de acesso à aeronave. Com inclinação leve, o equipamento da Gol Linhas Aéreas conecta o nível do chão às portas dos Boeing 737-700 e 737-800, em caso de voos feitos em posição remota. A proposta da companhia aérea é que o cadeirante passe a ter mais autonomia sobre o seu deslocamento nos processos de embarque e desembarque. A nova facilidade também está disponível no Aeroporto de Congonhas (SP).

      Outra melhoria recebida na última sexta-feira (26/8) foi a implantação de rampas que auxiliam no processo de embarque e desembarque nas oito pontes de embarque do terminal carioca. As chapas de alumínio antiderrapantes se posicionam entre a porta da aeronave e sua ligação com a ponte de embarque (finger), de forma a facilitar o deslocamento.

      Ainda dentro da proposta de acessibilidade, foi disponibilizado na última quinta-feira (25/8) um sanitário exclusivo para os cães-guia de passageiros com deficiência visual. Localizado no conector, de modo a servir tanto nas chegadas e nas partidas e à sala remota, o sanitário fica ao lado dos elevadores. Contando com uma sinalização especial, o espaço ficará disponível até o final das Paraolimpíadas.

      “É uma preocupação constante da Infraero proporcionar sempre a melhor experiência ao passageiro quando da sua passagem pelo terminal, tornando-o cada vez mais acessível a todos os usuários do aeroporto”, destacou o superintendente do terminal carioca, Aparecido Iberê de Oliveira, lembrando ainda que, além da rampa, a Gol no Santos Dumont disponibiliza também uma máquina de tradução simultânea em Libras.

Novo sistema de rampa móvel da Gol, que facilita o embarque remoto de pessoas com mobilidade reduzida em uma aeronave

   Aeroporto acessível

      O Aeroporto Santos Dumont oferece ainda outras opções de acessibilidade, como elevadores e banheiros acessíveis, telefones, calçadas rebaixadas e rampas de acesso, ônibus e balcões de check-in adaptados, ambulift (veículo com sistema de elevador para facilitar o embarque e desembarque de PNAEs).

      Além disso, em 2014, o Santos Dumont recebeu o selo de participação no projeto Rio Acessível, com a classificação Diamante. O terminal foi o único entre os 250 pontos analisados na cidade que obteve o certificado com esse grau, que implica dizer que mais de 90% do local é acessível. A iniciativa faz parte do projeto da Prefeitura do Rio, que avaliou o nível de acessibilidade de pontos turísticos e museus, além dos locais de embarque e desembarque dos diferentes modais de transporte.


   Assessoria de Imprensa - Infraero
   imprensa@infraero.gov.br
   www.twitter.com/InfraeroBrasil
   www.facebook.com/InfraeroBrasil
   www.instagram.com/InfraeroBrasil

FALE CONOSCO