14/07/2017 em Aeroporto do Rio de Janeiro - Santos Dumont

Santos Dumont recebe equipes do campeonato brasileiro de Rugby em cadeira de rodas

      O Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, recebeu na quarta-feira (12/7) atletas e comissões técnicas das equipes que participarão do X Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeiras de Rodas. Ao todo, passaram pelo terminal carioca cinco delegações e mais de 70 pessoas, numa operação que contou com o trabalho das gerências de Gestão Operacional e Segurança, e coordenações de Pátio e Terminal de Passageiros. O campeonato acontecerá na Associação Niteroiense de Deficientes Físicos - ANDEF, em Niterói (RJ), de 12 a 17/7.

      Para que o receptivo fosse realizado com fluidez, a administração aeroportuária, com interface das companhias aéreas, realizou planejamento para propiciar a acessibilidade necessária e conforto aos atletas. Os desembarques foram monitorados pelo Centro de Gerenciamento Aeroportuário (CGA) e Centro de Operações Aeroportuárias (COA), além de acompanhamento da Infraero, desde a chegada, passando pela sala VIP do aeroporto, até a operação de embarque no ônibus da associação, que levou os atletas até o local do campeonato.

      Para o superintendente do Aeroporto Santos Dumont, João Marcos Coelho Soares, foi possível demonstrar que a infraestrutura disponível e os procedimentos utilizados estão adequados às legislações vigentes de acessibilidade e alinhados com o compromisso da Infraero com os direitos do cidadão. “O êxito no atendimento faz jus a distinção que esse aeroporto recebeu com o Selo Diamante de Acessibilidade reconhecido pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Tudo aconteceu conforme planejamento prévio, garantindo um desembarque tranquilo e acessível a todos. Agora, vamos nos preparar para o retorno, que acontece no próximo dia 17/7”, destacou o superintendente.

Imagem de equipamento de acessibilidade (um elevador com um canal de acesso acoplado à aeronave) utilizado para viabilizar o trânsito de cadeirantes para a aeronave.   Selo Diamante

      O Aeroporto Santos Dumont recebeu da prefeitura municipal do Rio de Janeiro em 2014 o selo Diamante de participação no projeto Rio Acessível. O terminal foi o único entre os 250 pontos analisados na cidade que obteve o certificado com esse grau, que significa mais de 90% de acessibilidade.

       A iniciativa faz parte do projeto da Prefeitura do Rio que avaliou o nível de acessibilidade de pontos turísticos e museus, além dos locais de embarque e desembarque dos diferentes modais de transporte. O objetivo é orientar e facilitar o acesso a pessoas com deficiência.


   Assessoria de Imprensa - Infraero
   imprensa@infraero.gov.br
   www.twitter.com/InfraeroBrasil
   www.facebook.com/InfraeroBrasil
   www.instagram.com/InfraeroBrasil