As operações aéreas nos aeroportos da rede Infraero estão acontecendo normalmente, sem interrupção na prestação de serviço aeroportuário.
Orientamos aos passageiros que somente se dirijam aos aeroportos as pessoas que forem viajar.
10/04/2018 em Aeroporto do Rio de Janeiro - Santos Dumont

Santos Dumont recebe sistema de aproveitamento de água do ar condicionado

Aeroporto Santos Dumont (RJ) concluiu a instalação do sistema de aproveitamento da água dos aparelhos de ar condicionado das salas de embarque e desembarque, área também conhecida como “conector”. Com o equipamento, é possível aproveitar até 600 mil litros de água por mês. Inicialmente, o volume captado será usado no sistema de aspersão de água sobre os vidros da sala de embarque, o que contribuirá na redução da temperatura do local, sendo o suficiente para suprir a demanda dessa área do terminal carioca durante o período de seca.

O coordenador de Manutenção de Sistemas Civis do aeroporto, Ramón Gonzalez Cambeiro, explicou que os meses de abril a setembro figuram como o período de estiagem na capital fluminense, no qual são registradas também as temperaturas mais amenas. “Com isso, o consumo do sistema de aspersão é muito reduzido e a água captada do sistema de climatização servirá para manter a independência do sistema de reuso do Santos Dumont no período mais desfavorável”, destacou. Além disso, a Infraero também estuda a possibilidade de aproveitar o novo sistema para captar e aproveitar água da chuva que cai sobre essa área. A expectativa é que esta parte do sistema esteja pronta para uso dentro de aproximadamente 90 dias.

Atualmente, o aeroporto já possui um grande sistema de aproveitamento de água que combina aproveitamento de água de chuva e aproveitamento da água de condensação dos equipamentos de ar condicionado situados no terminal de embarque, capaz de atender em quase 90% as bacias sanitárias e torneiras de limpeza, jardim e jardim e manutenção com fins não potável dos Terminais de Embarque e Desembarque do Santos Dumont, por quase todo o ano.

Imagem do sistema de aproveitamento da água dos aparelhos de ar condicionado das salas de embarque e desembarque do Aeroporto de Santos Dumont, no Estado do Rio de Janeiro.

Como funciona o novo sistema
A obra concluída em março usa a gravidade para a captação da água, aproveitando o desnível existente para a drenagem do pátio de aeronaves. Um reservatório foi construído embaixo do conector que recebe a água captada que, através de bombeamento, chega ao reservatório de recalque onde recebe tratamentos químicos e filtração para poder ser utilizada.

FALE CONOSCO