28/10/2016 em Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre

Teca do Recife de Portas Abertas para despachantes aduaneiros

      Com o objetivo de divulgar as facilidades disponíveis no Terminal de Logística de Carga (Teca) recifense, o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre realizou, na manhã da quinta-feira (27), a primeira edição do Infraero Cargo Portas Abertas. O evento aconteceu no auditório do Teca do Recife e reuniu cerca de 50 despachantes aduaneiros - profissionais especializados no desembaraço de mercadorias que transitam por alfândegas (aduana), além de representantes do Sindicato de Despachantes Aduaneiros de Pernambuco (Sindape) e gestores da Infraero.

      Durante a abertura, o superintendente do Aeroporto do Recife, Fernando Nicácio, agradeceu a participação de todos nessa iniciativa de aproximação da Infraero com as empresas do ramo logístico. “A finalidade do Portas Abertas é estreitar a relação com os nossos parceiros e demonstrar que o aeroporto está buscando observar a satisfação dos clientes e trabalhar em formas de aprimorar as condições oferecidas pela empresa no complexo logístico”, destacou.

      No encontro, o gerente de Negócios em Logística de Carga do Recife, Walber Barbosa, apresentou as facilidades oferecidas pelo terminal de carga recifense, explicou os novos procedimentos para liberação de cargas, esclareceu sobre negociação para retirada de cargas em Perdimento e flexibilização tarifária para nacionalização de cargas marítimas no aeroporto. O Programa Infraero de Eficiência Logística (PIEL) também entrou na pauta, destacando o incentivo à melhoria nos desempenhos, otimizando tempo e, consequentemente, melhorando os resultados no tratamento das mercadorias.

Infraero explica os processos do Terminal de Logística de Carga aos despachantes aduaneiros.

      Já o gerente de Prospecção e Fidelização da Infraero, Natan Machado, que também marcou presença no evento, explanou sobre a visão e os diferenciais Infraero no planejamento logístico na empresa. Na ocasião, também foram discutidos o atual cenário nacional, os negócios em logística de carga, os trâmites de carga internacional e os centros logísticos.

      Para o despachante aduaneiro, presidente do Sindape e diretor da Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros, José Carlos Raposo Barbosa, a ação da Infraero de abrir as portas para os aduaneiros foi de suma importância. “Assim, é possível reconhecer o processo como um todo e, através de troca de experiências entre a categoria que tem todo o processo na mão e a própria Infraero, o trabalho da empresa e profissional de desembaraço é facilitado”, comentou.

      A despachante da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), Maria Luiza Guedes, aprovou a ideia do Portas Abertas e fez questão de interagir para as melhorias do processo. “Eu achei muito interessante e trouxe algumas propostas para o evento e posso adiantar que já gostei bastante do retorno da Infraero. Inclusive, sugeri que nos próximos eventos fossem abarcados os outros entes, como agente de carga e importador, para a conversa ser ainda mais ampla”, finalizou.


   Assessoria de Imprensa - Infraero
   imprensa@infraero.gov.br
   www.twitter.com/InfraeroBrasil
   www.facebook.com.br/InfraeroBrasil