As operações aéreas nos aeroportos da rede Infraero estão acontecendo normalmente, sem interrupção na prestação de serviço aeroportuário.
Orientamos aos passageiros que somente se dirijam aos aeroportos as pessoas que forem viajar.
14/02/2019 em Aeroporto Internacional de Belém - Val-de-Cans - Júlio Cezar Ribeiro

Val-de-Cans ganha avaliações positivas em pesquisa de satisfação do passageiro


O Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans (PA) foi bem avaliado pelos passageiros alcançando notas acima da meta na categoria dos terminais que recebem até 5 milhões de usuários por ano. É o que indica a pesquisa do último trimestre de 2018 realizada pelo Ministério da Infraestrutura sobre a percepção dos usuários, divulgada nesta quarta-feira (13/2).

O levantamento ouviu cerca de 19 mil pessoas sobre infraestrutura, facilidades e prestação de serviços oferecidos nos 20 maiores aeroportos do país. Numa escala de 1 a 5, Belém recebeu nota 4,09, uma evolução de 1,7% em relação às sondagens anteriores.

Dos 38 indicadores avaliados, 23 (60,5%) estão acima da meta de 4 pontos estabelecida pela Conaero (Comissão Nacional das Autoridades Aeroportuárias). Ainda dentro desses números, o terminal paraense conta com 14 indicadores acima da média da categoria (4,34) com destaque, entre outros, para cordialidade e prestatividade dos funcionários no check in (4,71), tempo de fila na inspeção de segurança (4,71), no check in (4,56) e na imigração (4,41), a disponibilidade de assentos na sala de embarque (4,59), a limpeza geral (4,42) e integridade da bagagem (4,43).

Para o superintendente do terminal belenense, Fábio Rodrigues, os dados mostram o resultado do trabalho da Infraero para promover a evolução continua dos serviços prestados em Val-de-Cans. “Os números refletem o trabalho de modernização de alguns ativos estratégicos, como as pontes de embarque, elevadores, escadas rolantes, banheiros, revitalização do sistema de climatização e novas estratégias de serviço com a criação do Selo Infraero de Compromisso com o Cliente, que proporciona ao usuário preços acessíveis em lanchonetes e restaurantes do nosso aeroporto”, explicou.

O gestor destaca ainda que no resultado do último mês do ano, o Val-de-Cans obteve média de 4,12 na satisfação geral e também apresentou melhora na média relacionada ao conforto térmico, saltando de 3,55 para 4,23, demonstrando que as ações realizadas ao longo do ano sensibilizaram a opinião dos passageiros. “Nosso objetivo é continuar investindo em melhorias para aumentar a satisfação dos nossos passageiros e aprimorar cada um dos indicadores da pesquisa para que na próxima sondagem, o Val-de-Cans apareça ainda melhor. E nós já começamos 2019 com novas inciativas que visam a redução do preço da primeira hora do estacionamento e a inauguração do novo canal de embarque doméstico”, acrescentou.

De acordo com a presidente da Infraero, Martha Seillier, os resultados superam a meta estabelecida para os aeroportos, que era nota 4,0, e por isso devem ser celebrados. No entanto, a gestora ressalta que os pontos mais sensíveis da avaliação serão trabalhados para melhorar, ainda mais, o desempenho dos aeroportos da Rede. “O fato de todos os aeroportos da Rede Infraero terem recebido avaliações gerais entre “bom” e “muito bom” demonstra o nível de excelência dos serviços prestados ao passageiro. Isso é resultado do trabalho de uma equipe altamente capacitada e comprometida com a qualidade das atividades que desenvolve e, sobretudo, preocupada em garantir segurança operacional”, afirma Martha.

Premiação
Das quinze categorias premiadas pela Secretaria de Aviação Civil, para o desempenho relativo a todo o ano de 2018, aeroportos da Infraero ganharam em sete, incluindo melhor aeroporto até 5 milhões de passageiros, com Manaus (AM). O aeroporto internacional Eduardo Gomes ganhou ainda nas categorias “Controle Migratório Mais Eficiente” e “Controle Aduaneiro Mais Eficiente”.

Na mesma faixa de Manaus, com fluxo de passageiros até 5 milhões, o aeroporto internacional de Maceió (AL), Zumbi dos Palmares, venceu nas categorias “Raio-X Mais Eficiente” e “Aeroporto com Mais Serviços ao Passageiro”. Já entre os aeroportos com fluxo entre 5 e 15 milhões de passageiros, Curitiba (Aeroporto Internacional Afonso Pena) ganhou nas categorias “Controle Aduaneiro Mais Eficiente” e “Aeroporto com Mais Serviços aos Passageiros”.

A premiação do melhor aeroporto com fluxo entre 5 e 15 milhões foi para Viracopos, em Campinas (SP), e o melhor aeroporto com fluxo acima de 15 milhões de passageiros ficou com o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília (DF).

Movimento
Com capacidade para receber até 7,7 milhões de passageiros por ano, registrou em 2018, 3,5 milhões viajantes e 38 mil voos, entre pousos e decolagens – o que representa um incremento de 5,8% em relação a 2017. O número coloca o aeroporto como o mais movimentado da região Norte em quantidade de passageiros transportados, ocupando a 5º colocação do ranking da Rede Infraero.

Diariamente operam em Val-de-Cans uma média de 100 voos comerciais regulares, de sete companhias aéreas - Avianca, Azul, Gol, Latam, MAP, Surinam e TAP. As rotas interligam Belém a diversos destinos brasileiros – Guarulhos (SP); Recife (PE); Brasília (DF); Macapá (AP); Altamira, Marabá e Santarém (PA); Rio de Janeiro (RJ); Confins (MG); Manaus (AM); Fortaleza (CE); São Luís (MA); Cuiabá (MT). Já os voos internacionais ligam a capital paraense à Europa, aos Estados Unidos, ao Suriname e à Guiana Francesa.


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