As operações aéreas nos aeroportos da rede Infraero estão acontecendo normalmente, sem interrupção na prestação de serviço aeroportuário.
Orientamos aos passageiros que somente se dirijam aos aeroportos as pessoas que forem viajar.
19/11/2018 em Aeroporto Internacional de Belém - Val-de-Cans - Júlio Cezar Ribeiro

Val-de-Cans implanta Centro de Gerenciamento Aeroportuário

O Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans – Julio Cezar Ribeiro passa a contar com o Centro de Gerenciamento Aeroportuário (CGA). O novo espaço tem o objetivo de monitorar o funcionamento do aeroporto de forma integrada, priorizando a gestão das operações da INFRAERO com todos os elos envolvidos no transporte aéreo, gerando em tempo real decisões colaborativas e o compartilhamento de registros de informações em todas as ocorrências.

Imagem interna do Centro de Gerenciamento Aeroportuário (CGA), no Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans – Julio Cezar Ribeiro, no estado do Pará.

A estrutura do CGA conta com uma sala de 82,5 m², onde monitores com informações dos sistemas de informações de voos; visualizador de pátio; gráfico de alocação; monitoramento de filas de canal de inspeção e área de check-in; além de sistemas de comunicação com ramais telefônicos, equipamentos de rádio comunicação, computadores e linha direta entre os CGAs de outros aeroportos e o Núcleo de Acompanhamento e Gestão Operacional da INFRAERO (Nago). A estrutura entrou em operação no dia 1º/11.

Para o superintendente do aeroporto Fábio Rodrigues, a implantação do CGA vai fortalecer o processo de gestão, ampliando a eficiência operacional por meio do compartilhamento de informações e da geração de sinergia entre todos os elos do sistema de aviação civil que o compõe. Essa nova estrutura, aliada com os dois briefings diários (um pela manhã e outro no início da madrugada) propicia maior fluidez na operação, com todas as informações estratégicas à mão e devidamente alinhadas para todos aqueles envolvidos nos processos de chegadas e partidas de aeronaves, embarque e desembarque de passageiros.

“Com informações trocadas em tempo real, há o conhecimento necessário para tomadas de decisão em situações excepcionais que eventualmente demandem alguma reprogramação. Também é possível, por exemplo, informar aos lojistas sobre a movimentação de passageiros, destacando os horários de maior movimentação, como forma de contribuir com o melhor atendimento a esses clientes. É comum se empregar para equipamentos desta natureza o termo “centro nervoso”. O CGA e sua tecnologia surgem para ser chamado de “centro virtuoso” em benefício da eficiência das operações em nosso aeroporto”, destaca Fábio.


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