17/04/2019 em Aeroporto Internacional de Belém - Val-de-Cans - Júlio Cezar Ribeiro

Val-de-Cans promove Papo Exportação

O Aeroporto Internacional de Val-de-Cans, em Belém, sedia, nesta quarta-feira (17/4), às 19h, a terceira edição do Papo Exportação, com o tema Logística Internacional, um projeto da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com a Infraero, Correios, Porto Seco Centro Oeste e FT Trading. A ação faz parte do Programa de Qualificação para Exportação-PEIEX, com foco no fomento às exportações, assim como pela intermodalidade de transportes necessária para a efetivação da exportação na região Norte.

A Infraero trará ao evento os resultados alcançados pelo Teca Belém em 2018. No ano passado, 1.192 toneladas de mercadorias foram processadas no complexo logístico paraense, provocando um aumento de 32% no comparativo com 2017, quando foram contabilizadas 902 toneladas. Na lista de itens que lideram as exportações, estão a peixe ornamental - responsável por 45% do volume exportado; a bexiga de peixe, com 35%; e a polpa de fruta, peixe fresco e outros negócios, com 20% dos negócios. Os principais destinos são: América do Norte (Estados Unidos), Asia (Hong Kong, Japão, Vietnan, Tailândia e Malásia) e Europa (Reino Unido).

O superintendente do aeroporto, Fábio Rodrigues, esclarece que o modal aéreo gera oportunidades de negócios importantes para o desenvolvimento do estado do Pará. “Eventos como esse aproximam os empreendedores da infraestrutura aeroportuária e são uma oportunidade para ações pedagógicas, visando apresentar as vantagens de utilização do modal aéreo e forma certa de fazê-lo. Além disso, contribui para prospecção de novos clientes e apresentação das soluções de negócios da Infraero, não só na logística de carga, como também na publicidade e varejo”, pontuou.

Para Lucélia Guedes, monitora do Programa de Qualificação para Exportação da Apex Brasil, a oportunidade de reunir os empresários do Pará é fundamental para o incremento de nossas exportações. “O papo exportação foi criado para divulgar informações estratégicas sobre acesso ao mercado internacional para empresários paraenses através do Programa de Qualificação para Exportação PEIEX- APEX, esse mês em parceria com Infraero vamos abordar as facilidades e as formas da logística internacional, tema importante para o empresário que decide Exportar”, destaca Lucélia.

SERVIÇO
Val-de-Cans sedia Papo Exportação
Data: 17/04/19
Local: Sala VIP da Infraero (em frente ao Embarque B)
19h – Abertura do Evento - “O Aeroporto em Números” realizada pelo superintendente do Aeroporto Internacional de Belém, Fábio Rodrigues;
19h20 – Palestra “Como Exportar pelo Exporta Fácil”, com Mauro César Rodrigues, Correios;
19h40 – Palestra “Logística Marítima”, com Antônio Leal da FT Trading
20h – Palestra “Logística Internacional-Modal Aéreo” com Vanessa Palheta, analista Comercial da empresa Porto Seco Centro Oeste S/A;
20h20- Case Exportação de Peixe Ornamental, com o empresário proprietário da Arapaima, Dyson Porto.

Assessoria de Imprensa – Infraero
imprensa@infraero.gov.br
www.twitter.com/Infraero
www.facebook.com/InfraeroAeroportos/
www.instagram.com/InfraeroAeroportos/
www.linkedin.com/company/infraero/