03/10/2016 em Aeroporto Internacional de Belém - Val-de-Cans - Júlio Cezar Ribeiro

Val-de-Cans recebe estudantes do curso de Engenharia da UFPA

      O Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro (PA) recebeu nesta segunda-feira (3/10) a visita de 38 alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Pará (UFPA), matriculados na disciplina “Aeroportos”. A atividade faz parte da grade curricular de visitas a empresas e órgãos públicos que desenvolvem operações relacionadas ao curso.

      Este ano, a parceria entre a Infraero e o curso de Engenharia da UPFA completa 30 anos. Durante as visitas, os futuros profissionais têm a oportunidade de vivenciar in loco a realidade dos profissionais de engenharia que atuam no aeroporto. O professor da disciplina, Marcus Vinícius G. Seráphico de A. Carvalho, destacou a importância da visita. “É aqui que o aluno tem a oportunidade de conhecer o ambiente sobre o qual estuda. Podemos passar toda a teoria em sala de aula, mas a parte técnica e operacional é vista de uma melhor forma com as pessoas que vivenciam a área”, afirmou.

Grupo de alunos da UFPA reunido para uma foto na Seção Contra Incêndio do Aeroporto de Belém.
      Os alunos foram acompanhados pelo engenheiro da Infraero Protásio Lopes de Oliveira Filho e por Eliza Alves Santos, lotados na Gerência de Manutenção do Val-de-Cans. Os funcionários falaram sobre as estruturas do aeroporto, sinalização e equipamentos de navegação aérea e procedimentos para realização de obras nas pistas de pousos e decolagens, entre outros temas.

      Para Raphael Santos, estudante do 6º semestre, a visita técnica é uma excelente oportunidade para que os futuros engenheiros entendam um pouco mais sobre a complexa infraestrutura de um aeroporto. “Hoje conseguimos observar todas as nuances de uma operação aeroportuária de grande porte. Poder acessar áreas que antes só tínhamos visto nas apostilas durante as aulas foi uma experiência muito enriquecedora, que certamente contribuiu muito com nosso aprendizado”, concluiu.


   Assessoria de Imprensa - Infraero
   imprensa@infraero.gov.br
   www.twitter.com/InfraeroBrasil
   www.facebook.com/InfraeroBrasil
   www.instagram.com/InfraeroBrasil