24/05/2017 em Aeroporto do Rio de Janeiro - Santos Dumont

Voo de Negócios: Santos Dumont apresenta oportunidades de investimento na Rede Infraero

      O Aeroporto Santos Dumont recebe no dia 25/5 o Voo de Negócios, evento da Infraero para apresentar suas principais oportunidades de negócios em sua rede de aeroportos. Em sua oitava edição, a empresa estatal pretende buscar parcerias com empresários interessados em iniciar um empreendimento nos terminais de passageiros, em áreas externas, além de negócios em soluções logísticas. O evento será na praça de alimentação do embarque, com credenciamento marcado para as 17h e abertura às 18h.

      Ao todo, serão 86,2 mil m² de áreas comerciais dos terminais de passageiros dos aeroportos da Infraero que os participantes poderão conhecer. Desse total, 28,1 mil m² estão disponíveis em todas as regiões do país. Além dos espaços que podem receber um negócio, o faturamento comercial sugere o potencial para se empreender nos aeroportos. Em 2016, o desempenho foi de R$ 1,14 bilhão com oferta de produtos e serviços aos passageiros, funcionários e frequentadores. “Quem vira parceiro da Infraero em um aeroporto fecha negócio com o Brasil inteiro. Nossos aeroportos são um grande mercado, cheio de oportunidades e com um público bastante variado e garantido”, afirma o presidente da Infraero, Antônio Claret de Oliveira.

      Só no Santos Dumont, o faturamento comercial foi de R$ 92,9 milhões, sendo que atualmente estão liberados 2,3 mil dos 6,7 mil m² de áreas comerciais totais. “Além desse cenário, há ainda a possibilidade de se aproveitar uma área de cerca de 10 mil m² no segundo piso, com vocação para Centro de Convenções, atividades educacionais ou culturais e similares”, destaca o diretor comercial da Infraero, José Cassiano Ferreira Filho. O aeroporto conta ainda com uma nova praça de alimentação e áreas para prestadores de serviços, espaços promocionais e eventuais. “O evento possibilitará ao empreendedor conhecer as oportunidade e potencialidade de negócios que o aeroporto oferece no segmento de varejo, especialmente por estar localizado no centro da cidade do Rio de Janeiro e com forte vocação para o turismo de negócios e lazer”, aponta o superintendente do aeroporto, João Marcos Coelho Soares.

      “O evento possibilitará ao empreendedor conhecer as oportunidades e potencialidades de negócios que o aeroporto oferece, especialmente por estar localizado no centro da cidade do Rio de Janeiro e com forte vocação para o turismo de negócios e lazer”, aponta o superintendente do aeroporto, João Marcos Coelho Soares.

Imagem aérea do terminal de passageiros do Aeroporto Santos Dumont.
   Mais negócios

      No Voo de Negócios do Santos Dumont, a Infraero irá apresentar outras oportunidades de parcerias e investimentos na sua rede de aeroportos. No segmento de soluções logísticas, a estatal destacará a nova estratégia de negócios, baseada em pilares como intermodalidade, logística integrada, concessões e regionalização de atuação. “Outro fator de destaque é a condição de área alfandegada pela Receita Federal em vários aeroportos, o que favorece o desembaraço e internalização de cargas estrangeiras”, afirma o superintendente de Desenvolvimento de Negócios em Soluções Logísticas, Edson Nogueira. Além do Santos Dumont, as soluções logísticas oferecerão oportunidades nos terminais do Recife (PE), Navegantes (SC), Vitória (ES), São José dos Campos (SP), Macaé (RJ), Uberlândia (MG), Uberaba (MG) e Montes Claros (MG).

      Nas áreas externas, um dos destaques é uma área no Aeroporto da Pampulha, próxima ao centro de Belo Horizonte (MG), que pode receber um centro empresarial. No Aeroporto de Jacarepaguá (RJ), a Infraero tem 17,4 mil m² distribuídos em oito lotes para hangares de aeronaves próprias ou de terceiros, além de 13,8 mil m² para concessionária de veículos, 32,8 mil m² para um centro comercial e outro espaço para posto de combustíveis. No Santos Dumont há também um hangar disponível. “Fora dos terminais de passageiros há espaço para um leque variado de possibilidades de investimentos e é isso que será mostrado aos nossos potenciais parceiros”, diz o superintendente de Negócios em Áreas Externas e Serviços Aéreos, Claiton Resende.

   Caminho para a parceria com a Infraero

      A Infraero oferece ao mercado uma ferramenta aos interessados em investir nos aeroportos. Por meio endereço www.negociosaeroportuarios.com, os empreendedores podem estabelecer uma troca de informações para construir uma prospecção comercial mais apurada, sinalizando para Infraero quais são as demandas do mercado, além de poder conhecer as possibilidades oferecidas pela empresa em seus aeroportos.

      Também é possível saber quais são as licitações em curso, pesquisando tanto por objeto como por aeroporto, além de acompanhar o desenrolar dos processos, podendo o interessado se cadastrar para receber as informações atualizadas e pontuais.

      A Infraero trabalha com duas modalidades de contratação:

      Com processo licitatório:
      • Concessão de uso de área sem investimento: dentro dos terminais de passageiros (varejo, alimentação, mídia e serviços) e áreas externas (complexos logísticos), com prazos até 120 meses.
      • Concessão de uso de área com investimento: nas áreas externas (hotel, centro de convenções, complexos logísticos, home centers e supermercados), com prazos até 300 meses.

      Com processo de credenciamento, dispensa ou inexigibilidade de licitação:
      • Ações eventuais, promocionais e publicidade: atividades de experimentação, degustação, lançamento ou exposição de produtos e serviços, com prazos de até 06 (seis) meses.

   SERVIÇO

      Voo de Negócios – Santos Dumont
      Local: Aeroporto Santos Dumont - Terminal de Embarque – Praça de Alimentação – 2º andar
      Credenciamento: 17h
      Abertura do evento: 18h
      Contato: (21) 3814-7240


   Assessoria de Imprensa - Infraero
   imprensa@infraero.gov.br
   www.twitter.com/InfraeroBrasil
   www.facebook.com/InfraeroBrasil
   www.instagram.com/InfraeroBrasil