Devido às medidas de segurança no combate a COVID-19, recomendamos chegar ao aeroporto
com antecedência mínima de 1h30 para voos domésticos e 3h para voos internacionais.

AEROPORTO BRIGADEIRO ANTÔNIO CABRAL Divinópolis Divinópolis - MG

HISTÓRICO


Inaugurado em 1947, o Aeroporto de Divinópolis – Brigadeiro Antônio Cabral está localizado no Oeste mineiro, a cerca de 120 quilômetros da capital do estado, Belo Horizonte (MG). Polo da indústria da moda, além de siderúrgicas, indústrias farmacêuticas, dentre outras, a cidade conta com uma população superior a 230 mil habitantes.

No ano do centenário de Divinópolis, 2012, o aeroporto passou por uma grande reforma e ampliação. Na ocasião, no dia 1º de junho, foi inaugurado o novo terminal de passageiros. A ampliação foi concebida para possibilitar adequações a exigências da Agência Nacional de Aviação Civil.

O novo terminal recebeu o nome de Ítalo Cônsoli, em homenagem ao primeiro aviador da cidade. Nascido em pouso alegre, Cônsoli era descendente de italianos e recebeu seu primeiro breve durante a Segunda Guerra Mundial. Ele se tornou um apaixonado por aviação e fundou o Aeroclube de Bom Despacho. Dizia-se que enquanto Ítalo voava pelos céu de Divinópolis, os moradores olhavam para cima até perder o avião de vista.

Atualmente o aeroporto conta com 20 hangares sendo que um deles é a sede da Escola Mineira de Formação de Aviadores (EMFA), que oferece cursos para quem pretende seguir carreira profissional ou mesmo praticar por esporte. Além disso, ele também é utilizado para o transporte de órgãos transplantados na região.

DADOS OPERACIONAIS

  • Área total do Sítio Aeroportuário:  52,33 ha
  • Área total do Terminal de Passageiros:  200m2
  • Área total do Pátio de Aeronaves: 21 mil m²
  • Pista de pouso e decolagens: 1.540 m x 30 m
  • Capacidade:  320 mil pax/ano - 70 pax/ hora
  • Quantidade de Portões de Embarque:  1
  • Posições de estacionamento de aeronaves:   8, com previsão de ampliação, conforme termo de compromisso com a SAC o município.
  • Tipo de aviação de opera no aeroporto: Aviões privados e de empresas privadas
  • Estacionamento: gratuito, com 12 vagas.

PARCERIA COM A INFRAERO


Em 2019, a Infraero foi contratada pela Prefeitura de Divinópolis para gestão e operação do Aeroporto Brigadeiro Cabral. Os serviços previstos no contrato incluem a fiscalização das áreas do terminal de passageiros, bem como da pista de pousos e decolagens, pátio e taxiways durante o atendimento de embarques e desembarques de passageiros.

À Prefeitura de Divinópolis cabe desempenhar os serviços de limpeza e conservação, vigilância e manutenção, bem como, os serviços de água, luz e telefonia e demais investimentos necessários.

Já em 2020, um novo contrato foi firmado, entre a Infraero e a Prefeitura, para a execução de diversos serviços, com o objetivo de garantir o desenvolvimento e a retomada das operações de voos regulares no terminal mineiro.

Os trabalhos envolvem, entre outros, serviços técnicos de engenharia e meio ambiente, implantação de um sistema de gerenciamento de sinalização horizontal, reparos no sistema elétrico de emergência, elaboração de projeto básico para reforma, além das elaborações do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo e do Plano Básico de Zoneamento de Ruído.







retornar

retornar

retornar




FALE CONOSCO