Aeroporto de Juiz de Fora Juiz de Fora Juiz de Fora - Minas Gerais

O Aeroporto de Juiz de Fora - Francisco Álvares de Assis, mais conhecido como Aeroporto da Serrinha (IATA: JDF, ICAO: SBJF) foi inaugurado em 1958 e está localizado em Juiz de Fora, município  situado na Zona da Mata Mineira, a sudeste da capital do estado de Minas Gerais.

Distante apenas 8,1 km do centro da cidade de Juiz de Fora, dotado de uma pista de pouso e decolagem de dimensões de 1.535 metros de comprimento por 30 metros de largura e um pátio de estacionamento de aeronaves com 08 (oito) posições, o aeroporto é um importante ativo para o município, uma vez que, dotado de auxílios visuais que permitem operações noturnas, possibilita apoio irrestrito em diversos segmentos, quer seja no salvamento de vida humana com operações de Transporte de órgãos humanos para transplante e de enfermos,  bem como o apoio no âmbito cultural, no que diz respeito a recepção de artistas para eventos em Juiz de Fora e nas cidades circunvizinhas, além de outras atividades.

Atualmente, não há operação da aviação regular no Aeroporto, porém, há um  grande número de operações da Aviação Geral, segmento que agrega as operações de taxi aéreo, aviação executiva/particular e as operações do Aeroclube e das Escolas de Formação de Pilotos, com média mensal de 246 movimentos, compreendendo pousos e decolagens.

O complexo Aeroportuário do Aeroporto da Serrinha, nome mais conhecido entre a comunidade juiz forana, compreende, além do Terminal de Passageiros e Serviços, destinado ao apoio à Aviação Regular e Geral, o  Aeroclube de Juiz de Fora, um dos mais antigos do país, fundado em 05 de março de 1938 e funcionando no atual complexo aeroportuários desde 1975, constituindo-se em uma das mais tradicionais e renomada escola de aviação civil do pais, Oficina de Manutenção Aeronáutica, 02 (duas) Escolas de Formação de Pilotos, além de 07 (sete) hangares de uso da aviação executiva.

Foi administrado pela INFRAERO no período de fevereiro de 1996 a agosto de 2007, quando passou à gestão da SINART e posteriormente à empresa, também privada, AMD Estações de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo LTDA.

Atualmente, encontra-se novamente sob a administração da INFRAERO a contar de dia 11 de junho de 2022, mediante termo de CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS DE GESTÃO E OPERAÇÃO AEROPORTUÁRIA de 26 de maio de 2022. 

O aeroporto opera diurno e noturno, e sua pista está numerada pelas cabeceiras 03 e 21, possuindo uma dimensão de 1.535 metros de comprimento por 30 metros de largura, com o tipo de piso asfalto. A frequência de auto coordenação utilizada entre aeronaves é 128.10 MHz.







retornar

retornar

retornar




FALE CONOSCO