Marabá é uma cidade com economia pujante e em franco desenvolvimento que se destaca como um centro econômico e administrativo do Pará, uma das regiões que mais crescem em todo o Brasil. Consolidado como a principal porta de entrada das Regiões Sul e Sudeste do estado, o Aeroporto de Marabá – João Corrêa da Rocha realiza importante papel na integração regional e nacional ligando Marabá direto com as principais cidades do Pará, bem como, às capitais brasileiras. 1930 1940 1960 1970 1980 2000 2010 1930 1930 O Aeroporto de Marabá foi nascendo aos poucos, atendendo as demandas da população marabaense e região. Primeiro foi criado um campo de pouso que depois passou para categoria de aeródromo até se transformar em aeroporto. A primeira pista, situada no mesmo local da atual, com 400 metros de comprimento, foi inaugurada em 17 de novembro de 1935, com o pouso do Monomotor Waco CSOC-27, do Correio Aéreo Militar, pilotado pelo Coronel Lysias Rodrigues. 1940 1940 Em 1946 a pista recebeu um reforço na base com solo laterítico e foi ampliada para 1.200 metros, sendo o campo de pouso administrado pela Força Aérea Brasileira – FAB. 1960 1960 No biênio de 1966/67, a pista foi ampliada para 2 mil metros e asfaltada pela Comissão de Aeroportos da Região Amazônica – COMARA. 1970 1970 O pátio de estacionamento de aeronaves e a pista de táxi foram construídos em 1973, já no mesmo local do atual aeroporto. Com a soma dos esforços da Força Aérea Brasileira – FAB e da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia – SUDAM, em 1978, o pátio e a pista sofreram reformas visando ampliar o aeródromo para permitir a operação de aeronaves a jato como o Boeing 737 e 727. Também foi construída uma nova estação de passageiros, através da COMARA. Em 20 de maio de 1978 o atual aeroporto de Marabá foi inaugurado e, no dia 1º de outubro de 1979, pousava em Marabá o primeiro Boeing 737-200 da empresa aérea Varig/Cruzeiro. 1980 1980 A Infraero assumiu o aeroporto no dia 3 de novembro 1980. Curiosidade – Nos anos 1980, auge da exploração do ouro em Serra Pelada, havia uma ponte aérea Marabá-Serra Pelada operada pela Votec com voos regulares do avião E-110 Bandeirantes, além de inúmeros voos diários das empresas de táxi aéreo. 2000 2000 Em 2001, foi criada a Unidade de Telecomunicações de Marabá, UT-Marabá, do Sistema de Vigilância da Amazônia-SIVAM, com uma área de aproximadamente 48.056,50m2, localizada a sudeste da cabeceira 25 e confrontando com a Rua do Aeroporto. 2010 2010 Em homenagem a um grande empresário e jornalista, fundador do periódico Notícias de Marabá, que se dedicou a nobres causas comunitárias e ao crescimento e desenvolvimento da região, em abril de 2010 o aeroporto de Marabá recebeu o nome de João Corrêa da Rocha.