A Área de Livre Comércio de Macapá-Santana possibilita novas oportunidades de negócios para a economia do estado do Amapá – principalmente na indústria, no comércio e turismo –, com foco nas relações com a América Central, América do Norte e a Europa. Nesse sentido, o Aeroporto Internacional de Macapá – Alberto Alcolumbre tem papel fundamental e estratégico, facilitando o transporte de passageiros e cargas, integrando as regiões e colaborando para o desenvolvimento do estado e do país. 1930 1940 1950 1960 1970 1980 2000 2010 1930 1930 A história do Aeroporto Internacional Alberto Alcolumbre começou a ser escrita na década de 1930 durante a Segunda Guerra, quando o governo dos Estados Unidos buscou composição com o Brasil para construção de bases aéreas militares. 1940 1943 No ano de 1943, na época do antigo Território Federal do Amapá, o então governador Pauxi Nunes, convidou o coronel Belarmino Bravo, da Força Aérea Boliviana, para fundar o Aeroclube de Macapá, para desenvolver, basicamente, atividades na área social e recreativa. 1950 1953 Com a instalação do Serviço de Aeronáutica (Saer), em 1953, composto por um hangar, um avião Bonanza Beechcraft A 36 e um campo de pouso, a sistematização de frequência de voos ficou consolidada. O avião foi adquirido com o objetivo de atender com mais rapidez a cobertura dos serviços administrativos do governo e, ao mesmo tempo, auxiliar a população no transporte de medicamentos para o interior ou de pessoas doentes para Belém do Pará. 1955 Curiosidade – O ex-presidente da Argentina, Juan Domingo Perón, deposto em 1955 por um golpe militar, hospedou-se por um dia na Base Aérea do Amapá, a caminho do exílio. 1956 No ano de 1956 foi criado no Aeroclube do Macapá, o curso de piloto de aeronaves. 1958 Em 1958, ocorreu a transferência das atividades aeroportuárias do campo de pouso então existente na Avenida FAB para a atual base do Aeroporto Internacional de Macapá. 1960 1961 Curiosidade – Leopoldo Heitor de Andrade Mendes, conhecido como o “Advogado do Diabo”, principal suspeito da morte da milionária tcheca Dana de Teffé – desaparecida misteriosamente em 1961, na Via Dutra, entre Rio de Janeiro e São Paulo –, foi preso no Aeroporto Internacional de Macapá quando tentava sair do Brasil fugindo da justiça. 1970 1979 O Aeroporto Internacional de Macapá – Alberto Alcolumbre passa à administração da Infraero em março de 1979. 1980 1980 Obras de arte em exposição permanente no aeroporto recepcionam os passageiros: um busto em bronze em homenagem a Coaracy Monteiro Nunes, primeiro deputado federal pelo Amapá, uma pintura de Raimundo Braga de Almeida – doada pelo autor em 1980 –, que retrata a capital, vista sob o ângulo principal da Fortaleza de São José, além de um monumento em miniatura da mesma Fortaleza. 2000 2009 O Aeroporto Internacional de Macapá passou a se chamar oficialmente Alberto Alcolumbre em abril de 2009, em homenagem a um grande empresário da cidade. 2010 2012 Várias melhorias foram realizadas no aeroporto como a troca do piso e do forro, além da reforma de sanitários do terminal de passageiros em 2012. No ano seguinte, os trabalhos continuaram com a construção de módulos operacionais para as salas de embarque e desembarque, a revitalização da fachada e a ampliação do terminal de passageiros e do pátio de aeronaves. As reformas possibilitaram o aumento da capacidade de passageiros de 750 mil para 2,1 milhões por ano.