As operações aéreas nos aeroportos da rede Infraero estão acontecendo normalmente, sem interrupção na prestação de serviço aeroportuário.
Orientamos aos passageiros que somente se dirijam aos aeroportos as pessoas que forem viajar.

Histórico

Considerada um dos grandes polos históricos, culturais e econômicos do estado, Parnaíba é um dos quatro municípios litorâneos do Piauí, porta de entrada para algumas das mais belas paisagens do país. Situada na bacia do Rio Parnaíba que se divide em vários braços formando o famoso Delta do Parnaíba – o único em mar aberto das Américas e o terceiro maior do mundo –, a cidade tem no Aeroporto Internacional de Parnaíba – Prefeito Dr. João Silva Filho, posicionado estrategicamente, uma excelente opção para se chegar aos Lençóis Maranhenses, no Maranhão e Camocim e Jericoacoara, no Ceará. Conhecido como Rota das Emoções, o passeio que contempla toda essa maravilha da natureza vem ganhando adeptos do Brasil e do exterior que desembarcam no aeroporto de Parnaíba para a prática do tão cobiçado ecoturismo brasileiro.

 

1970

  • 1971

    O aeroporto de Parnaíba, inspirado na arquitetura do Aeroporto Santos Dumont, do Rio de Janeiro, foi inaugurado em outubro de 1971, pelo então Presidente da República Emílio Garrastazu Médici.

1980

  • 1980

    Anos 1980

    Curiosidade: o município de Parnaíba foi um grande exportador de produtos agropecuários para a Europa, cujo negócio representava uma fonte de geração de emprego e renda para cidade, chegando a ser instalados no município, os consulados da Inglaterra, França e Portugal.

2000

  • 2001

    A Infraero assume a administração do aeroporto em junho de 2004.

  • 2003

    Em julho de 2003, foi denominado como Aeroporto de Parnaíba – Prefeito Dr. João Silva Filho, em homenagem ao político local, ex-prefeito da cidade.

     

  • 2005

    Com intuito de tornar o aeroporto porta de entrada para os turistas estrangeiros destinados aos Lençóis Maranhenses (MA), do Delta do Parnaíba (PI) e Jericoacoara (CE), em 27 de outubro de 2005, foi habilitado para o tráfego aéreo internacional.

  • 2006

    No final de 2006 e início de 2007, o Aeroporto recebeu oito voos charters procedente de Verona, na Itália.

  • 2009

    Em 2009 foi concluída a obra de ampliação e reforço da pista de pouso e decolagem, passando para 2.500 metros de comprimento por 45 metros de largura, e capacidade de suportar a operação de aeronaves de grande porte, como o Boeing 767-300, cuja capacidade pode chegar a 300 passageiros.

     

     

     


FALE CONOSCO