As operações aéreas nos aeroportos da rede Infraero estão acontecendo normalmente, sem interrupção na prestação de serviço aeroportuário.
Orientamos aos passageiros que somente se dirijam aos aeroportos as pessoas que forem viajar.
09/04/2020

Projetos da Infraero para o Aeroporto de Sorriso são aprovados pela Secretaria de Aviação Civil

Os projetos da Infraero para a revitalização, recuperação e sinalização horizontal da pista de pousos e decolagens, pátio de aeronaves e taxiway do Aeroporto de Sorriso/Adolino Bedin, em Mato Grosso (MT) foram aprovados pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) do Ministério da Infraestrutura. Com esse resultado, a prefeitura poderá encaminhar a contratação das obras de modernização do aeroporto, que deverá contar com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).

De acordo com a SAC, a Infraero foi uma das projetistas que aprovou trabalhos com mais agilidade na pasta, o que demonstra a capacidade da empresa para atender às demandas de seus clientes. Ao todo, foram cerca de três meses para o alinhamento dos trabalhos e a aprovação final pela secretaria.

“Com a aprovação dos projetos, a Prefeitura de Sorriso tem os requisitos básicos para iniciar o processo de licitação das obras. Na prática, podemos dizer que a Infraero viabilizou a primeira parte da obra no aeroporto, já que os projetos são essenciais para os serviços e a aprovação também é necessária para que o recurso seja liberado pela SAC, que faz a gestão do FNAC, um fundo voltado para fomentar a aviação civil no Brasil”, avalia o superintendente de Desenvolvimento de Serviços em exercício, Rodrigo Medeiros.

Foto: Prefeitura de Sorriso/MT

As melhorias propostas pela Infraero no aeroporto, que conta com pista de 1.700 metros de comprimento por 30 de largura, ajudarão a cidade a receber voos de aeronaves maiores, como Embraer 190, 195 e similares. Para isso, o projeto prevê a reforma e revitalização do sistema de pistas e pátios, com recapeamento, reforço de estrutura, nivelamento, instalação de nova sinalização, entre outros.

Serviços da Infraero atendem a todo o segmento aeroportuário
Os projetos da Infraero para o Aeroporto de Sorriso fazem parte de um portfólio que a Infraero pode oferecer ao setor de aviação civil brasileiro. Para isso, a empresa conta com equipes que atuam em todo segmento aeroportuárias, como regulamentação, operação, segurança, manutenção, engenharia, meio ambiente, finanças e logística.

É com esse conjunto de corpo técnico, aliado à experiência de 46 anos no desenvolvimento da aviação civil do País, que a empresa oferece soluções customizadas, planejadas e executadas de acordo com as necessidades dos clientes. Além dos projetos de engenharia, a Infraero oferece serviços de desenvolvimento de sistemas, consultorias ambientais, projeção de demanda do transporte aéreo e serviços na área de TI para aeroportos, além de atividades de manutenção de pista e pátios, com serviços de macrotextura, medição de atrito e remoção de borracha.

Um dos exemplos da atuação da Infraero está no Aeródromo Botelho, em Brasília. A empresa foi contratada pelo Governo do Distrito Federal para fazer a gestão, análise e levantamento de ajustes e melhorias a serem feitos no local; gestão de contratos comerciais e tarifas de utilização do aeródromo, bem como a execução das atividades aeroportuárias de acordo com as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).

Aos operadores de aeroportos a Infraero também oferece treinamentos para capacitar as equipes dos terminais com formação e aperfeiçoamento de bombeiros de aeródromos, gestão aeroportuária, fiscalização de pátio, entre outros.

Somente em 2019, a Infraero firmou 76 contratos, com 36 aeroportos atendidos. Entre esses terminais estão os de Correia Pinto (SC), Divinópolis (MG) e Parnaíba (PI), além de Botelho (DF), onde a Infraero faz a gestão aeroportuária. Para conhecer em detalhes todos os produtos e serviços oferecidos pela Infraero, acesse www.infraero.gov.br/negocios.


Assessoria de Imprensa – Infraero
imprensa@infraero.gov.br
www.facebook.com/InfraeroAeroportos
www.instagram.com/InfraeroAeroportos
www.linkedin.com/company/infraero
www.twitter.com/Infraero

FALE CONOSCO